Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
Recursos de
Acessibilidade:  
Tecle Alt+1 : ir ao conteúdo Tecle Alt+2 : ir ao mapa do site Texto menor Texto maior Contraste                 
 
topo

Vereadores
Antonio Carlos Rios - PSD
16ª LEGISLATURA

Presidente Atual
Antonio Carlos Rios
Adenilson Guerra - PSBAntônio Sergio Caldeira - PTAparecido Pereira da Silva - PPCristiano Aparecido Marques - PP
Eduardo Edilson Dos Santos Fatinanci - PP
Fagner Vinicius Bussi da Silva - PVLuís Otávio Gasparini - PVMarco Antônio Araújo Rocha - PV
Valdecir Pereira da Silva - PSDB
Valdemir Antonio Uemura - DEM
Infomações sobre a Cidade de Lucélia


Foto:2013-01-11 15:53:40
Webline Sistemas

Dados gerais

Localizado na região Centro-Oeste do Estado de São Paulo, Lucélia está distante de São Paulo cerca de 586 km. Sua localização geográfica é de latitude 21º43'13" sul e a uma longitude 51º01'08" oeste, estando a uma altitude de 438 metros. Lucélia faz parte da mesorregião de Presidente Prudente e microrregião de Adamantina e entre os municípios limítrofes estão: Adamantina, Salmourão, Inúbia Paulista, Sagres, Pracinha e Mariápolis. O município tem área total de 314.46 Km² e possui uma densidade populacional de quase 61.34 habitantes por Km², sua população, com base no Censo 2009 do Ibge, é de 20.284 habitantes. Seu clima é subtropical, com temperaturas médias de 29ºC, às margens da Hidrovia Tietê-Paraná. A região é servida por ferrovia e pelas rodovias Raposo Tavares, Assis Chateaubriand e Cmte João Ribeiro de Barros. As margens da Hidrovia Tietê-Paraná, propiciam belas paisagens, com áreas de mata preservada e de grande lagos, além das próprias barragens e eclusas. Lucélia é conhecida como “A capital da amizade”, por causa do caráter bondoso, amigo e hospitaleiro dos moradores da cidade. Sua economia possui atividade nos segmentos agropecuário, agroindustrial e de turismo.

 

Lazer

Lucélia conta com vários clubes particulares, dotados de ótima estrutura para atender seus associados na prática esportiva e de lazer.

Os principais clubes são:

Lucélia Tenis Clube
Clube de Campo Max Wirth
A.C.E.L - Associação Cultural e Esportiva Luceliense
Clube dos Bancários
A.A.B.B. - Associação Atlética Banco do Brasil
Clube dos 40

Pontos Turísticos

O Rio Aguapeí – Salto Botelho

Apelidado de Rio feio, um dos maiores rios, em extensão, do estado de São Paulo, o rio nasce no município de Gália próximo a rodovia SP-294, seguindo para o norte até a altura de Lins.

A queda das águas no Salto Carlos Botelho, com uma cachoeira de mais de 50 metros de extensão e 5 metros de altura, encanta visitantes que freqüentemente desfrutam da beleza do local.

 

A queda d'água metros produz forte neblina que atinge os espectadores às margens do rio, e a agitação das águas com a queda no Salto, propicia muita alegria aos frequentadores. O lugar é perfeito para quem gosta de pescaria, contato com a natureza e de refrescar-se em águas cristalinas, porém, os banhistas devem ter muito cuidado devido às pedras localizadas próximo às quedas d'águas.

Ao lado do Salto Carlos Botelho, nasceu o Clube de Campo Max Wirth. Com ótima infra- estrutura, o clube conta com piscinas, churrasqueiras, restaurante/lanchonete e outros atrativos.

Com a construção do Clube de Campo, a área foi chamando a atenção do Governo do Estado, que tornou o Salto Carlos Botelho "PONTO TURÍSTICO" do Estado de São Paulo.

Lucélia conta como atrações turísticas os rios:

- Rio Aguapeí-Mirim - Reta Carlos Botelho

- Rio do Peixe - Divisa Municipal de Pracinha e Martinópolis

- Rio Iguapeí - Divisa Municipal de Lucélia e Bento Abreu cachoeiras de pequeno porte

 

Assistência social

  •    Lar São Vicente de Paulo

O LAR SÂO VICENTE DE PAULO de Lucélia, teve a Conferência São Vicente de Paulo, fundada em 19 de setembro de 1.954, tendo como 1º Presidente o Sr. Gino Ponte e como Diretor Espiritual o Padre José Richards Risolia.

Essa Conferência prestava assistência jurídica, médica, hospitalar, dentária, alimentar e religiosa aos pobres e, prestou serviços até a constituição do Lar, em 22 de julho de 1.964.
A finalidade da Instituição é abrigar idosos desamparados, de ambos os sexos, em regime residencial, oferecendo-lhes oportunidades para sua reintegração à sociedade, proporcionando-lhes melhores condições de vida, valorizando-os e estimulando a auto-estima.   


  •  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lucélia - APAE

A APAE de Lucélia foi fundada em 8 de agosto de 1.970.
Atualmente a APAE atende portadores de deficência mental, classificados em três níveis: leve, moderada e severa.

Desenvolve atividades a partir de 4 programas.
1- Prevenção de deficiência - orientação a grupos de gestantes, com medidas preventivas nos períodos pré e pós natal.
2- Programa de estimulação precoce que atende crianças na faixa etária de zero a seis anos com atraso de desenvolvimento neuropsicomotor e protadoras de deficência mental.
3- Programa de reabilitação, que envolve basicamente atendimento de educação especial a portadores de deficiência mental na faixa etária de 7 a 18 anos.
4- Programa de pré-profissionalização com atividades artesanais e ocupacionais por deficientes a partir de 18 anos de idade. 


 

  •  Centro de Convivência do Idoso - CCI

O Centro de Convivência do Idoso de Lucélia, denominado de "União Feliz", foi constituído em 19 de março de 1.991.


É uma entidade civil sem fins lucrativos, e que tem por finalidade a integração da pessoa idosa na sociedade, garantindo espaço que lhes permita a aproximação social, a convivência mais próxima, promovendo assim seu bem estar, melhorando sua qualidade de vida.


As reuniões são realizadas às quartas-feiras, às 20 horas, com todos os membros do clube.


Durante a semana as senhoras se reunem para bordar, fazer tricô e artesanato que são vendidos em bazares realizados periodicamente


A entidade desenvolve diversas atividades na parte esportiva, participando inclusive de competições locais e inter-municipais nas modalidades de futebol de salão - masculino e feminino - futebol de campo, câmbio - que é o voley adaptado - dominó, truco, jogo de buraco, bocha e malha.


Há participação de todos em danças folclóricas, como quadrilha em festas juninas.

 


 

  • Rotary Club de Lucélia

Em 27 de março de 1947, foi realizada a reunião de fundação do Rotary Club de Lucélia.


Sua ação na comunidade e seus indeléveis princípios é servir, cultivar o companheirismo, a ética e propugnar pela paz.


Neste período de mais de meio século, o nosso Rotary Club tem enfrentado grandes problemas, e realizado grandes tarefas de assitência aos necessitados
Realizou grandes festas e participou de grandes eventos e nunca esmoreceu em seus princípios e suas ações.

 


 

  •     Lions Club de Lucélia

O Lions Club de LUCÉLIA foi fundado em 08 de maio de 1965.

O Club colabora com a cidade em prol das entidades carentes e dos menos favorecidos pela sorte e está à disposição para as causas filantrópicas.

 

 


 

  •    Associação Anti-Alcoólica de Lucélia "Grupo Amizade"

Um grupo de senhoras abnegadas da cidade, que sentindo no seio da própria família o problema de alcoolismo e no ímpeto de combater o terrível mal, reuniram-se com garra e com decisão fundando uma associação que tivesse um objetivo maior: combater o álcoolismo.


Assim nasceu a 1ª Associação Anti-Alcoólica em Lucélia - O Grupo Amizade.


Fundada em 29 de novembro de 1984, pelas professoras Flora Pardo de Alcântara Pinheiro e Cleusa Cavalini Landim. As primeiras reuniões foram feitas no Lar São Vicente de Paula. Com ajuda da comunidade, Prefeitura, Tiro de Guerra e Clube de Serviços construiu-se a sede à Rua José Shissei Tioma, nº 15.


A Associação Anti-Alcoólica desenvolve um trabalho de apoio às famílias dos assistidos promovendo terapia de grupo, onde são dados testemunhos. São promovidas festas e confraternizações e ainda distribuem alimentos às famílias carentes.


Na Associação são ministrados cursos de corte e costura, culinária e outros.


É um grupo bem constituído que através de visitas e palestras levam sua mensagem por toda a região.

Fonte: Site Nossa Lucélia

 

 

Paleontologia

A cidade de Lucélia é privilegiada na sua história.

A história da humanidade pode ser lida no solo luceliense, - quando em 1.945 aproximadamente – o geólogo francês Pierre Monbeing, passou por aqui e registrou em seus relatos que os enviou para a França, o esplendor de nossa gente que da floresta fazia brotar uma cidade em terras que já fora habitada por dinossauros e homens pré-históricos.

Giovanelli, importante estudioso regionalista, relata em sua obra "Um Esboço do Oeste Paulista", a ocorrência de achados fósseis de um animal do período pré-cambriano (período de formação da terra), no alto da atual Vila Rancharia. Isto ocorreu aproximadamente em 1.960.

Também na Vila Rancharia, na Rua Arnaldo Pozzetti, em 1.963, foi encontrado pelo SAAE (Órgão que na época operava os serviços de água e esgotos), material fóssil que foi recolhido pelo geógrafo da Unesp de Presidente Prudente o Sr. José Martins.

Recentemente foi encontrado em uma propriedade rural na divisa de Lucélia com Adamantina, fósseis de um animal pré-histórico (Dinossauro).
Todos estes achados e vestígios foram transferidos para o Museu de História Natural do Rio de Janeiro.

Resquícios de Mata Atlântica em Lucélia

Quando os primeiros imigrantes eslavos e alemães chegaram nas terras, onde hoje é o município de Lucélia, depararam com uma imensa floresta até então inexplorada. Com muito trabalho, estes imigrantes com auxílio de migrantes oriundos do nordeste brasileiro, derrubaram grande parte da mata, para plantar café, algodão, amendoim e construir moradias, onde hoje é a nossa cidade.

A mesma Mata Atlântica que avistamos quando descemos rumo à Baixada Santista em direção à praia é denominada Mata Atlântica Litorânea, pela sua proximidade com o litoral. Já a mata que cobria grande parte do interior do estado é conhecida nos livros de geografia coma Mata Atlântica Continental.

Com a devastação, pouco desta importante floresta tropical ficou preservada. Nos municípios da região são raros os hectares de mata nativa preservada. Em alguns lugares, esta mata é secundária, pois o fogo já consumiu suas árvores e fauna em tempos anteriores.

Em Lucélia, na divisa entre as fazendas Caramuru e Recreio, existe uma grande extensão de mata que pode ser vista de longe. Este trecho de mata é um resquício do que foi no passado a grande Mata Atlântica Continental.

Preservar estes hectares de mata é essencial para que o meio ambiente se desenvolva no local, bem como ter o objetivo ecológico e educacional. Essa mata é bem próxima da cidade, e poderia ser objeto de estudo por parte dos alunos das escolas, que deixariam de lado a teoria dos livros de geografia e na prática, conheceriam um pouco do que foi Lucélia, na década de 30 do século XX.

 

 

Notícia Legislação Propositura
Projeto de Lei
Projeto de Lei Complementar
Projeto de Decreto
Projeto de Resolução
Projeto de Emenda a LOM
Veto
Indicações
Requerimentos
Lei Ordinária
Lei Complementar
Resolução
Decreto Legislativo
Emenda a LOM
Lei da Câmara
Decreto Municipal
Próxima Sessão

Disk Câmara (18) 3551-1220

17ª Sessão Ordinária

20.11.2017 - As 20h 00min

Galeria Multimida
Galerias
logo webline
Avenida Brasil , 1285 - Centro
- CEP 17.780-000 - Lucélia - SP
Telefone: (18) 3551-1220 / (18) 3551 - 2322 / (18) 3551 - 8001 / (18) 3551 - 8100
Total de Visitas: 167275   |  Online: 1


SIC - Serviço de Informação ao Cidadão
Nome: José Raphael Gushiken
E-mail: camara@camaralucelia.sp.gov.br
Telefone para esclarecimentos: (18)3551-1220 - (18) 3551-2322
2017 © Todos os direitos reservados